A criação deste blog vai no intuito de reunir classificações finais de futebol de 11 sénior, com destaque para os distritais. Tabelas que apresentam uma parte da história do futebol nacional, mas perdidas em diversos cantos. O objectivo é encontrar, trocar, corrigir, toda essa informação relacionada com o desporto-rei.

Mudanças de Emblema

Apesar do nosso país ser um dos mais resistentes no que respeita a mudanças de emblema dos clubes, não significa que tal nunca aconteça. O assunto aqui não são as fusões ou novas designações. Para isso, ver outras publicações neste mesmo blogue…

As nossas equipas históricas já passaram por algumas variações. No fim de contas, falamos de instituições (quase todas) centenárias. Seria pouco provável que nada tivesse acontecido no seu percurso.
Porém essa alteração foi mais significativa nos primeiros anos das suas existências. Exemplos não faltam:

Académica Coimbra Benfica Boavista Sporting Braga Estrela Amadora FC Porto Vitória Guimarães Setúbal

Nos tempos atuais, os motivos para uma transformação de um símbolo, não é uma procura de identidade, ou mística. Essa está encontrada há muito. A modificação passa sobretudo por razões estéticas, seja de um modo mais suave, como um reenquadramento:

Caldas SC Nacional Madeira Trofense

Ou para um modo mais revolucionário. Mas não bem recebido pelos seus adeptos, em alguns casos:

Gil Vicente Barcelos Marítimo Funchal Madeira

Outras razões para uma renovação de imagem, passam pela distinção de uma filial em relação à sua casa-mãe, com o propósito de unir as gentes de uma localidade.

Sport Lisboa Marinha Grande Atlético Marinhense Paços Ferreira


A história dos dois clubes da Marinha Grande é bem curiosa. Derivado à ligação do AC Marinhense com o Sporting CP em 1939, é incluído um leão no topo do símbolo. Adeptos descontentes com a situação, criam o SL Marinha em resposta, nesse mesmo ano. Posteriormente, o AC Marinhense sai dessa relação em 1960, voltando à sua forma bem próxima da original. O SL Marinha por sua vez, também larga a sua aliança com o SL Benfica décadas depois, criando uma nova marca.
Outro caso interessante é do FC Paços Ferreira que para se afastar do FC Porto, fez uma simples alteração cromática. O azul e branco foi trocado pelas cores do seu conselho: verde, amarelo e vermelho.

Os emblemas criados pelas Sociedades Desportivas dos clubes podem igualmente ser variantes da mesma entidade. Também estes marcam a sua cronologia, sem nunca extinguir a insígnia-base.

Alverca União Leiria Portosantense Vianense SAD


Atravessando todos estes exemplos, com modificações mais ou menos radicais e outras tentativas falhadas; estes são os casos mais relevantes (e bem sucedidos) dos últimos anos, em Portugal:

Sporting Clube Portugal
Sporting Clube de Portugal - O exemplo mais conhecido do nosso futebol, derivado ao facto de ser uma das maiores potências nacionais. O Sporting no início deste século, mudou a sua moldura de estilo Arte-Nova para algo mais atual. É claro que sendo um clube muito popular, nem todas as vozes foram de aceitação. Consequentemente, parte das suas filiais seguiram este modelo, outras mais conservadoras, mantiveram o traço anterior.
Sporting Clube Campomaiorense
Sporting Clube Campomaiorense - Pegando exatamente nas filiais dos leões, o Campomaiorense foi um exemplo que seguiu um outro rumo. O desvinculo da sua marca anterior. Mesmo nome, mas com novas cores e uma nova mascote: o galgo, bem mais representativo para a sua região. Emblema bem conseguido, mas que infelizmente não durou, desportivamente. O clube alentejano tem o futebol inativo até aos dias de hoje.

Sport Clube Beira-Mar Aveiro


Sport Clube Beira-Mar - Curiosamente o outro finalista (e vencedor) da Taça de Portugal 1998/99. O clube de Aveiro tirou a sua águia e centrou-se mais nos elementos ilustrados nos seus primeiros anos. Fazendo jus ao seu próprio nome, orientado para o mar e não tanto para o céu.

Associação Desportiva Sanjoanense
Associação Desportiva Sanjoanense - Outro clube do distrito de Aveiro, mas de São João da Madeira, centenário neste mesmo ano. Aqui também encontramos um regresso ao passado, para um emblema graficamente bem mais apelativo.

Centro Desportivo Fátima



Centro Desportivo de Fátima - Um exemplo muito semelhante encontrado em muitos clubes europeus. Manteve os mesmos elementos, mas com uma nova estética. Mais curvilíneo e representações em movimento.

União Desportiva Santarém
União Desportiva de Santarém - O clube escalabitano é um dos que mais sofre metamorfoses. Permanece fiel ao brasão da cidade, mas procura sempre novas formas para a sua moldura.

Clube Desportivo Santa Clara Ponta Delgada Açores
Clube Desportivo Santa Clara - E por fim o caso mais atual. A maior representação clubística açoriana. Inicialmente representado com um leão, mas alterado devido à sua filiação com o SL Benfica nos anos 60. Apesar desta ligação não ter sido relevante nos últimos anos, o clube de Ponta Delgada ainda manteve-se fiel à simbologia benfiquista durante bastante tempo. Só este ano é que finalmente se libertou para uma nova ilustração: A junção entre o mar e uma ave. Novamente uma águia? Ou será desta vez um açor?

Sem comentários:

Enviar um comentário