A criação deste blog vai no intuito de reunir classificações finais de futebol de 11 sénior, com destaque para os distritais. Tabelas que apresentam uma parte da história do futebol nacional, mas perdidas em diversos cantos. O objectivo é encontrar, trocar, corrigir, toda essa informação relacionada com o desporto-rei.
Um erro comum e já com vários anos em várias publicações. Na edição de 1924-1925 deveriam participar onze campeões regionais dessa época (Lisboa, Porto, Algarve, Braga, Coimbra, Portalegre, Viana do Castelo, Santarém, Aveiro, Vila Real e Funchal). O clube representante de Santarém desistiu da prova, por falta de comparência, acontecendo o mesmo com o campeão da A. F. Vila Real: S. C. Vila Real. A A. F. de Beja ainda não tinha sido fundada (30-03-1925) e a A. F. Vila Real já havia sido fundada em 01-01-1924. Por outro lado, naquele tempo não fazia sentido numa primeira eliminatória existir um jogo entre clubes do Norte (Porto) e do Sul (Beja).
ResponderEliminarTudo o que refere faz todo o sentido. De onde comprovou essa informação?
EliminarBoa tarde,
ResponderEliminarPara além de várias pesquisas ao longo dos anos, que me levou a esta conclusão pela lógica dos factos (Pese embora continuar a procurar prova documental desta minha tese, o que não é fácil, devido às parcas noticias editadas sobre futebol na altura) verifica-se que no "calendário" da prova apresentado pelo Diário de Lisboa (Página 2 do dia 26-05-1925), não é feita qualquer referência ao campeão de Beja, nem podia, pois a única prova que existiu naquele ano nesse distrito foi a Taça Cidade de Beja, organizada pela câmara daquela cidade (disputada entre 1923/24 e 1925/26), antes da formação da A. F. Beja, filiada na então União Portuguesa de Futebol (UPF). Por outro lado ambos sabemos que nesse ano já existia o campeonato de Vila Real, pese embora nunca seja referido em nenhuma estatística em qualquer publicação sobre o tema, a verdade é que desde o Blogue Recordes da Bola em 2007 (transcrição abaixo), toda a gente persiste em inventar a participação de um clube que não podia participar. De referir ainda a incongruência do Autor no próprio texto:
" CAMPEONATO DE PORTUGAL
1924/25
Na época 1924-25, já estão constituídas as seguintes Associações distritais: Lisboa (1910), Portalegre (1911), Porto (1912), Funchal (1916), Angra do Heroísmo (1921), Algarve (1922), Braga (1922), Coimbra (1922), Viana do Castelo (1923), Vila Real (1924), Aveiro (1924), Ponta Delgada (1924) e Santarém (1924).
Campeões Regionais
VIANA DO CASTELO............Sport Club Vianense
BRAGA......................................Sporting Club de Braga
PORTO......................................Football Club do Porto
AVEIRO.....................................Sporting Clube de Espinho
COIMBRA.................................Associação Académica de Coimbra
PORTALEGRE.........................Alentejo Football Club
SANTARÉM..............................Sport Gupo Scalabitano Os Leões
LISBOA......................................Sporting Club de Portugal
BEJA...........................................Luso Sport Club
ALGARVE..................................Sporting Club Olhanense
FUNCHAL.................................Club Sport Marítimo
Os campeões de Santarém (Os Leões) e Beja (Luso SC) desistiram de participar