A criação deste blog vai no intuito de reunir classificações finais de futebol de 11 sénior, com destaque para os distritais. Tabelas que apresentam uma parte da história do futebol nacional, mas perdidas em diversos cantos. O objectivo é encontrar, trocar, corrigir, toda essa informação relacionada com o desporto-rei.

Cair no Inferno e Voltar

(Publicado em 2020)

Neste espaço de publicações Especiais, apresento curiosidades, feitos e recordes do Futebol Nacional dentro do campo da estatística.

Esta primeira análise é dedicada ao Sporting Clube Farense que após a confirmação da sua presença na I Liga Nacional 2020/2021, torna-se no primeiro clube a regressar ao maior Escalão Nacional depois de cair no Inferno e voltar, isto é, de recomeçar a sua atividade no mais baixo nível das distritais e chegar novamente ao topo. E tudo isto já no Século XXI.

Depois de 3 descidas consecutivas, entre 2002 a 2004, (em 2003 por motivos financeiros) o SC Farense ainda fez uma temporada na III Divisão Nacional, porém no final dessa época, suspendeu a sua atividade.

Apesar do clube não entrar em insolvência, esteve inativo uma temporada do futebol sénior. Mas no ano seguinte, em 2006/2007, começou a sua caminhada, na 2ª Divisão da Associação de Futebol do Algarve.

Nos distritais foi sempre a subir, em linha reta. Contudo nos nacionais, com 4 escalões, nem tudo foram rosas, 12 anos foram necessários, com duas descidas de divisão pelo meio, deste trajeto penoso que afinal é possível em Portugal.

Internacionalmente, vêm-me à memória, por exemplo, o caso do Glasgow Rangers, que sendo um dos “dois grandes” da Escócia, não levou tempo nenhum, até chegar ao mais alto nível, comparado com as 14 temporadas que o SC Farense totalizou nesta viagem, 19 desde a sua última presença na I Liga.

Novos casos virão nestes novos tempos em que os clubes de futebol vivem? SC Beira-Mar, FC Alverca e CF Belenenses, podem ser inspirados por esta façanha…

Sem comentários:

Enviar um comentário