(Publicado em 2020)
Neste espaço de publicações Especiais, apresento curiosidades, feitos e recordes do Futebol Nacional dentro do campo da estatística.
Esta primeira análise é dedicada ao Sporting Clube Farense que após a confirmação da sua presença na I Liga Nacional 2020/2021, torna-se no primeiro clube a regressar ao maior Escalão Nacional depois de cair no Inferno e voltar, isto é, de recomeçar a sua atividade no mais baixo nível das distritais e chegar novamente ao topo. E tudo isto já no Século XXI.Depois de 3 descidas consecutivas, entre 2002 a 2004, (em 2003 por motivos financeiros) o SC Farense ainda fez uma temporada na III Divisão Nacional, porém no final dessa época, suspendeu a sua atividade.
Apesar do clube não entrar em insolvência, esteve inativo uma temporada do futebol sénior. Mas no ano seguinte, em 2006/2007, começou a sua caminhada, na 2ª Divisão da Associação de Futebol do Algarve.Nos distritais foi sempre a subir, em linha reta. Contudo nos nacionais, com 4 escalões, nem tudo foram rosas, 12 anos foram necessários, com duas descidas de divisão pelo meio, deste trajeto penoso que afinal é possível em Portugal.
Internacionalmente, vêm-me à memória, por exemplo, o caso do Glasgow Rangers, que sendo um dos “dois grandes” da Escócia, não levou tempo nenhum, até chegar ao mais alto nível, comparado com as 14 temporadas que o SC Farense totalizou nesta viagem, 19 desde a sua última presença na I Liga.Novos casos virão nestes novos tempos em que os clubes de
futebol vivem? SC Beira-Mar, FC Alverca e CF Belenenses, podem ser inspirados
por esta façanha…
Sem comentários:
Enviar um comentário