A criação deste blog vai no intuito de reunir classificações finais de futebol de 11 sénior, com destaque para os distritais. Tabelas que apresentam uma parte da história do futebol nacional, mas perdidas em diversos cantos. O objectivo é encontrar, trocar, corrigir, toda essa informação relacionada com o desporto-rei.

Presenças por Escalão ou Campeonato?

(Atualizado em 2023)

Fazer a pergunta: quantas presenças tem uma equipa numa determinada prova? Pode parecer simples, mas o critério depende se estivermos a falar de um Escalão ou do nome de um Campeonato.

Começando no topo da pirâmide, não existem grandes dúvidas, seja 1º Escalão ou a I Liga/I Divisão. Eventualmente, a confusão que podia existir aqui, seria contabilizar o Campeonato de Portugal (1921-1938) em vez da I Liga (1934-1938). Mas para estas contas fez-se a separação do tipo de prova (Poule e não Eliminatória), independentemente da sua importância no panorama nacional.

Excluindo este critério não significa que as coisas ficam mais simples. Nem por isso! Analisando os escalões mais baixos, entramos numa problemática de designações das competições: O número da divisão que não bate certo com o seu patamar; o mesmo nome de uma prova extinta (já mencionada) atribuído ao 3º nível que entretanto passou a 4º, enfim…

Nestas tabelas Top 10 apresentadas dos clubes com maior número de Presenças, dão a perceber as divergências significativas na questão de denominações. Chamo a atenção que o 4º Escalão e/ou o Campeonato de Portugal (2013-presente), não são apresentados por considerar ainda poucas edições concluidas.

Sem comentários:

Enviar um comentário